top of page

IMPORTANTE

As instalações atualmente demandam cada vez mais o uso racional e eficiente da energia. Sem um projeto elétrico, a instalação não é devidamente planejada, nem dimensionada corretamente, principalmente quanto à aplicação adequada dos condutores, pontos de tomadas e iluminação. Instalações realizadas de forma precária e armadora, que não possuem um projeto prévio com os cálculos necessários, geram grande risco para a edificação, para o patrimônio e para as pessoas. As maiores causas de incêndios em prédios comerciais e residenciais têm origem em falhas elétricas. Uma instalação que não prevê em seu projeto dispositivos de proteção e dimensionamento adequados é um risco que você terá que conviver por décadas!

Não importa as dimensões da sua instalação, desde a mais simples até as grandes indústrias. O investimento em projeto elétrico é baixo se comparado ao custo total da obra ou o valor da edificação. 

Os nossos projetos são elaborados por Engenheiros Eletricistas, profissionais Habilitados e qualificados em engenharia elétrica, aptos para a realização de cálculos, análises técnicas, análise de viabilidade, análises de risco, dimensionamentos e melhores soluções para sua instalação de acordo com as normas técnicas vigentes.

ACOMPANHE A NOSSA SEÇÃO DE PERGUNTAS FREQUENTES E INFORME-SE!

 

1º) Quais os benefícios de um projeto elétrico realizado por profissional qualificado de engenharia elétrica?

A resposta imediata é segurança! O profissional qualificado para a elaboração de projetos elétricos é o engenheiro eletricista. O Dimensionamento adequado da instalação elétrica diminui o risco de incêndios, choque elétricos, proporciona economia de material, energia, conforto e segurança. Mas os ganhos vão além, como por exemplo, melhor distribuição dos pontos de luz, tomadas, motores e quadros de distribuição. A instalação é planejada cuidadosamente visando o consumo atual e as cargas que podem ser instaladas no futuro. Os projetos são elaborados em conformidade com as normas técnicas nacionais e internacionais em suas últimas revisões.

2º) O investimento em um projeto elétrico compensa?

Sim e muito. Vejamos um exemplo... Caso a instalação seja executada de forma amadora, precária e sem os devidos cálculos e orientações das normas, os riscos de curtos-circuitos, queima de equipamentos elétricos, eletrônicos e mau funcionamento de aparelhos, como interferências, oscilações da iluminação, quedas de luz e até desarme “indesejado” do disjuntor geral no padrão são enormes. Sem falar no risco de choque elétrico. Acidentes com choque elétrico matam e podem causar queimaduras severas. A intensidade do choque elétrico varia de acordo com o tipo do contato, condição exposta e do tipo físico da pessoa.

Portanto, o investimento em um projeto elétrico é prudente, necessário e traz segurança!

 

3º) O projeto elétrico prevê formas de proteção contra descargas atmosféricas (raios)?

Sim. O projeto prevê métodos e equipamentos com elevado nível de proteção da instalação em caso de descargas atmosféricas, porém, é uma proteção somente da instalação em caso de descargas originadas das redes da Concessionária de energia e picos de tensão. Aparelhos sensíveis devem ser protegidos separadamente, assim como a própria edificação (casa ou prédio). Neste caso é preciso um projeto separado, denominado projeto de SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Os sistemas de proteção contra raios possuem eficiência elevada de aproximadamente 95%.

 

4º) O investimento um projeto elétrico é alto?

Não, visto os benefícios que proporciona. O investimento varia conforme o porte e tipo da instalação, sendo necessária uma análise da planta, visita ao local e levantamento das necessidades do proprietário. O investimento em um projeto elétrico costuma ser consideravelmente menor que o valor cobrado por eletricistas para executá-lo.

 

5º) Preciso ter o desenho da planta ou projeto arquitetônico para realizar um projeto elétrico?

É desejável. O projeto elétrico seja realizado antes da construção, assim dessa forma o planejamento dos eletrodutos, eletrocalhas e pontos elétricos são pensados antes da concepção da construção. Contudo, caso não haja uma planta ou projeto arquitetônico, podemos realizar o desenho de planta básico, suficiente para projetar a instalação elétrica. Caso a construção já esteja pronta, com os eletrodutos já embutidos, será necessária um visita ao local junto com o construtor para o levantamento técnico antes da elaboração do projeto. É um esforço a mais, mas que vale muito a pena.

 

6º) Como o projeto é entregue e o que consta no projeto?

O projeto elétrico é entregue em formato digital (PDF) ou impresso, no formato A1. O projeto contém o diagrama elétrico da instalação, layouts de montagem, lista de cargas, dimensionamento, legenda e informações adicionais. São fornecidos também a lista de circuitos contendo os cabos, bitolas, relatórios de dimensionamento, informações complementares e a lista de materiais elétricos completa da instalação, incluindo o quantitativo de cabos elétricos.

 

7º) Os Projetos de Entrada de Energia (caixas de medição) trifásicos, rurais e de subestações incluem aprovação na concessionária de energia e solicitação de análise de rede? Isto é obrigatório?

Sim! Todos os projetos citados são fornecidos sempre após a aprovação na concessionária de energia. Este serviço é incluso no fornecimento do projeto. A aprovação de projeto é obrigatória para Subestações, para agrupamentos com mais de 3 caixas de medição ou consumidores individuais bifásicos com disjuntor de entrada acima de 60A e para todas as caixas com disjuntores trifásicos.

8°) O que é um sistema de geração de energia solar fotovoltaica?

A energia Fotovoltaica nada mais é que a energia elétrica gerada através da irradiação solar. Painéis solares convertem a luz do sol em energia elétrica que é direcionada para um equipamento Inversor, que transforma a energia em corrente elétrica adequada para uso em sua instalação. O excedente é cedido para a concessionária de energia, que lhe concede créditos em kWh (quilowatt-hora) para compensação em sua própria conta de luz ou em qualquer endereço com o seu CPF/CNPJ dentro da área de concessão da empresa de energia. Economize até 90% da sua conta de luz! 

bottom of page